segunda-feira, 27 de setembro de 2010

batata frita e Câncer

Cientistas descobrem como frituras causam câncer
A batata frita contém um composto cancerígeno
A batata frita contém um composto cancerígeno
Cientistas descobriram como a produção de frituras - e alimentos como a batata frita - dão origem a um composto químico associado ao câncer: a acrilamida.

Há alguns meses, foi descoberto que alimentos contendo altos índices de acrilamida provocavam câncer e lesões nos nervos em animais em laboratório.

Uma equipe da Universidade de Reading, na Grã-Bretanha, pesquisou como o composto químico foi formado.

Eles suspeitam que a acrilamida é criada a partir de uma reação entre um aminoácido chamado asparagina - presente em níveis relativamente altos em batatas e outros cereais - e açúcar.

Testes

Testes confirmaram que, quando o aminoácido é aquecido (a cerca de 100º C), ele reage com o açúcar para formar a acrilamida - num processo chamado de reação Maillard.

A acrilamida é uma substância usada para produzir plásticos e purificar a água - e é tida como cancerígena.

Além de ser perigosa em alimentos, a acrilamida pode causar danos à saúde se misturada à água, alertam os cientistas.

"Agora, sabendo como a acrilamida é formada, temos uma chance de conseguir controlar a formação da substância", explicou o químico Donald Mottram, autor da descoberta.

"Mais pesquisas serão feitas para verificarmos se conseguimos inibir a formação da acrilamida", revela.

No entanto, o cientista alerta que a única forma de o composto não ser formado é as pessoas pararem de cozinhar esses alimentos.

"Índices elevados" de acrilamida foram encontrados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em alimentos cozidos em casa, assim como em alimentos pré-cozidos, embalados e processados.

Mas a própria OMS explicou que não está claro que tipo de perigo o composto em alimentos representa para a saúde humana.

A nova pesquisa foi publicada na revista científica Nature.

postado por Paula e Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário