segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texto informativo para trabalhar leitura e interpretação na sala de aula

Prevenção e Detecção: Tabagismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo, com mortalidade superior a soma de todas as mortes por acidentes automobilísticos, AIDS, cocaína, álcool, heroína e suicídios. O fumo acomete atualmente 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sendo 47% de toda população masculina e 12% de toda a população feminina mundial. Causa a morte de 4,9 milhões de pessoas anualmente, o que corresponde a mais de 10 mil mortes diárias. Considerando a manutenção do quadro atual em 2030 teremos 10 milhões de mortes anuais, sendo metade destas em indivíduos entre 35 e 69 anos de idade.

O fumo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão; 25% das doenças coronarianas, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cerebrovascular. Encontra-se relacionado ao fumo: aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

No Brasil estima-se que 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens são fumantes. A mortalidade relacionada ao tabagismo corresponde a cerca de 200 mil pessoas por ano, o que corresponde a 23 mortes diárias. O câncer de pulmão representa a principal causa de mortalidade relacionada ao fumo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2003, 22.085 pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão, com um total de 16.230 óbitos. No Estado de São Paulo, a mortalidade relacionada ao câncer de Pulmão aumentou cerca de 230%, no período de 1950 a 1977.

A dependência a nicotina se instala mais fácil e fortemente na faixa etária entre 12 e 18 anos, pois é neste período que ocorre a formação da personalidade da consciência crítica e a construção da auto-estima. Os jovens formam suas crenças e incorporam hábitos e comportamentos da vida adulta. É importante praticar ações no combate ao tabagismo incentivando o não início e o abandono do fumo.

Por estas razões, estimula-se que as pessoas não iniciem o hábito de fumar e para aquelas que já fumam que parem de fumar.               
Postado por Giseli, Jucelia, Claudinéia    

Nenhum comentário:

Postar um comentário